Nossos Mestres

Swami Sivananda

Swami Sivananda

A vida de Swami Sivananda foi um exemplo radiante de serviço à humanidade, durante seus anos como médico e mais tarde como sábio e jivanmukta de renome mundial. Servir a todos, amar a todos, misturar-se com todos e ver Deus em todos os seres foram os ideais que ensinou e viveu. Nascido em 8 de setembro de 1887 em uma família ilustre em Tamil Nadu, sul da Índia, exibiu tendências espirituais ainda quando criança. Ele tinha um dom natural para uma vida dedicada ao estudo e prática do Vedanta, junto com um desejo inato de servir e um sentimento inato de unidade com todos.

Embora tenha nascido em uma família ortodoxa, sua piedade era contrabalançada por uma amplitude incomum e falta de preconceito. Mesmo quando jovem, sua força motriz foi o serviço à humanidade, levando-o a se tornar um médico. Serviu aos pobres na Malásia por muitos anos, mas logo sentiu que isso não era suficiente. Divinamente abençoado, abandonou sua carreira médica e começou uma vida de renúncia.

Retornou à Índia e passou um ano vagando antes de se estabelecer em Rishikesh, Himalaia, em 1924. Lá, praticou austeridades intensas, conheceu seu guru, Swami Vishwananda, e foi iniciado no sannyas. Pelos próximos sete anos, Swami Sivananda passou a maior parte de seu tempo em meditação. Do início da década de 1930 em diante, embarcou em viagens frequentes e extensas pela Índia e Sri Lanka, comovendo os corações e almas de milhares de pessoas com seu magnetismo espiritual, voz forte e vibrante e grande capacidade de falar em público. Aonde quer que fosse, conduzia sankirtan (cânticos), dava palestras e ensinava as pessoas a permanecer fortes e saudáveis ​​praticando ioga, pranayama e kriyas asanas. Acima de tudo, ele exortou seu público a se empenhar constantemente pelo desenvolvimento espiritual.

Enquanto isso, em Rishikesh, um número crescente de discípulos começou a se reunir e um ashram cresceu ao redor deles. Com sua generosidade desenfreada, espírito de serviço, devoção profunda e bom humor constante, Swami Sivananda deu um exemplo supremo para seus alunos. Em 1932, fundou o Sivananda Ashram; em 1936 nasceu a Sociedade da Vida Divina. A Forest Academy of Yoga Vedanta foi organizada em 1948 com o objetivo de disseminar os ensinamentos do Yoga e do Vedanta.

Os ensinamentos de Swami Sivananda cristalizaram os princípios básicos de todas as religiões, combinando todos os caminhos do yoga em um: o Yoga de Síntese, que ele resumiu com “Sirva, ame, dê, purifique-se, medite e realize. Seja bom e faça o bem. Sua própria vida foi um exemplo brilhante do desejo ideal de espalhar sua mensagem de amor e serviço. Ele tinha discípulos em todo o mundo, de todas as nacionalidades, religiões e credos. Swami Sivananda entrou em mahasamadhi (deixou seu corpo físico) em 14 de julho de 1963.

Swami Vishnudevananda

Swami Vishnudevananda

Um discípulo próximo de Swami Sivananda, Swami Vishnudevananda nasceu em Kerala, sul da Índia, em 31 de dezembro de 1927. Após uma curta carreira no exército, ele «acidentalmente» conheceu os ensinamentos de Swami Sivananda depois de encontrar uma cópia de Sadhana Tattwa (Instruções Espirituais) que começava com a seguinte inscrição: “Uma grama de prática vale toneladas de teoria. Pratica ioga, religião e filosofia na vida diária e atinge a auto-realização”. Isso o impressionou tanto que ele foi a Rishikesh para encontrar seu Mestre. Swamiji entrou no Sivananda Ashram em Rishikesh em 1947 com a idade de vinte anos, tomou sannyas (tornou-se monge) e foi nomeado o primeiro professor de hatha yoga na Sivananda Yoga Vedanta Forest Academy. Lá, treinou milhares de alunos, tanto indianos quanto ocidentais. Ao mesmo tempo, continuou sua própria prática, dominando as difíceis e avançadas técnicas de hatha ioga.

Quando questionado sobre como aperfeiçoou essas práticas antigas, que em grande parte se perderam no mundo moderno, disse: “Meu Mestre me tocou e abriu meu olho da intuição. Todo esse conhecimento voltou para mim de vidas passadas”. Por dez anos, viveu e trabalhou sob a orientação direta de seu Mestre. Em 1957, Swami Sivananda enviou Swamiji para divulgar os antigos ensinamentos de ioga no Ocidente, com as palavras «as pessoas estão esperando». Swami Vishnudevananda estabeleceu o primeiro Sivananda Yoga Vedanta Center em Montreal.

O primeiro acampamento de ioga, em 1961, foi na casa de verão de alguns alunos. Ele ficou surpreso ao ver ocidentais dispostos a abrir mão de todos os confortos materiais para dormir no chão e tomar banho frio. Em fevereiro de 1962, Swamiji chegou ao local atual em Val Morin, Quebec, e naquele verão, o Sivananda Ashram Yoga Camp foi inaugurado.

Swami Vishnudevananda trabalhou incansavelmente para incutir uma compreensão sólida e prática de ioga e Vedanta nas pessoas que o procuravam. Ele ensinou uma síntese de ioga projetada para trabalhar todos os aspectos da personalidade. Seu lema “Saúde é riqueza. Paz de espírito é felicidade. A ioga mostra o caminho” continua a inspirar todos os que vêm aprender sobre o estilo de vida iogue em ashrams e centros ao redor do mundo. Swami Vishnudevananda, autor do best-seller de longa data «The Complete Picture Book of Yoga», foi reconhecido como uma autoridade mundial em hatha e raja ioga. Seus outros livros são: Meditação e Mantras, Comentário sobre Hatha Yoga Pradipika e Karma e Doenças. Swami Vishnudevananda obteve mahasamadhi em 9 de novembro de 1993.